JUSTIÇA ANULA MULTAS DE TRÂNSITO EM SÃO LUÍS E DETERMINA ADEQUAÇÃO NA FISCALIZAÇÃO

 


O juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, declarou nulas todas as multas aplicadas pela Prefeitura que utilizavam o enquadramento de “conduzir veículo não registrado e não licenciado” (artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro – CTB).


Irregularidade no enquadramento
A decisão judicial proíbe o Município de São Luís de continuar aplicando essa tipificação e determina que o sistema de autuação seja ajustado para utilizar o artigo 232 do CTB, ou outro dispositivo legal adequado.

A anulação é resultado de uma ação popular movida por quatro cidadãos e pelo então secretário municipal de Trânsito, Diego Rafael Rodrigues Pereira. Eles alegaram que a Prefeitura aplicava as multas de forma irregular, tratando o atraso no licenciamento como infração gravíssima quando, na verdade, o correto seria classificá-la como infração leve, já que os veículos estavam devidamente registrados.

Exigências para a fiscalização
O magistrado também determinou que a Prefeitura instale sinalização adequada em todas as vias fiscalizadas por videomonitoramento e que registre, nas autuações, como a irregularidade foi constatada, garantindo transparência e observância às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A decisão tem como objetivo assegurar o cumprimento das leis de trânsito e o uso correto das tipificações legais, evitando que condutores sejam penalizados de forma desproporcional ou irregular.

Contexto e próximos passos
Com a decisão, a Prefeitura de São Luís deverá revisar seu sistema de autuação e adotar medidas para corrigir as inconsistências apontadas. Caso a determinação não seja cumprida, o Município poderá ser responsabilizado judicialmente. A decisão também serve de referência para outros municípios, reforçando a importância da observância rigorosa às normas do Código de Trânsito Brasileiro e aos princípios da legalidade e proporcionalidade nas ações de fiscalização. Acompanhe em vídeo a decisão:


Por Redação BlogCastro.

Postagens mais visitadas deste blog

EM PINHEIRO, POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM ACUSADO DE ESTUPRAR A PRÓPRIA MÃE DE 85 ANOS

HOMICÍDIO É REGISTRADO EM PINHEIRO-MA

BLOQUEIO NA MA-014 ENTRE SÃO BENTO E PINHEIRO SEGUE PELO SEGUNDO DIA; MORADORES COBRAM AÇÃO IMEDIATA DO GOVERNO DO ESTADO

NOVA PESQUISA REVELA QUE 84% DOS ELEITORES DE TIMON NÃO SABEM EM QUEM VÃO VOTAR PARA GOVERNADOR

SENADOR WEVERTON É ALVO DE DENÚNCIA POR AQUISIÇÃO DE FAZENDA DE R$ 15 MILHÕES QUE MULTIPLICA SEU PATRIMÔNIO

PREFEITURA DE PRESIDENTE SARNEY AVANÇA COM TRÊS FRENTE DE SERVIÇOS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

MORADOR DENUNCIA FALTA D’ÁGUA EM POVOADO DE PEDRO DO ROSÁRIO

LUCAS DO BEIRADÃO ANUNCIA APOIO À PRÉ-CANDIDATURA DE HÉLIO LUCENA A DEPUTADO ESTADUAL DURANTE REUNIÃO, EM SÃO LUÍS

DOIS SUSPEITOS MORREM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA APÓS ASSALTO A MILITAR EM SÃO LUÍS

PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL JULYFRAN ANUNCIA APOIO A HILTON GONÇALO PARA O SENADO FEDERAL 2026