URGENTE: PREFEITO ACUSADO DE MATAR POLICIAL MILITAR SE ENTREGA À POLÍCIA NO MARANHÃO
O prefeito licenciado de Igarapé Grande, João Vitor Xavier, se apresentou voluntariamente à polícia na manhã desta terça-feira (15), em São Luís, após ter a prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele é o autor confesso dos disparos que resultaram na morte do soldado Geidson Thiago dos Santos, da Polícia Militar, durante uma vaquejada realizada no último dia 6 de julho, em Trizidela do Vale, interior do Maranhão.
A decisão foi assinada nesta segunda-feira (14) pelo juiz Luiz Emílio Braúna Bittencourt Júnior, titular da 2ª Vara da Comarca de Pedreiras. Além da prisão, o magistrado também expediu mandados de busca e apreensão na residência do prefeito e no gabinete da Prefeitura de Igarapé Grande.
A prisão foi confirmada pelo governador Carlos Brandão por meio de uma publicação nas redes sociais.
Segundo ele, o acusado já está sob custódia e será submetido a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), antes de ser transferido para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Inicialmente, o processo tramitava no Tribunal de Justiça do Maranhão, devido ao foro por prerrogativa de função. No entanto, com base no entendimento consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), crimes comuns praticados por prefeitos devem ser julgados na comarca onde ocorreram os fatos. Com isso, o desembargador Ronaldo Maciel declinou da competência, e o caso foi remetido à primeira instância.
A morte do policial militar causou forte comoção e repercussão em todo o estado, e o caso tem sido acompanhado com atenção por autoridades e pela sociedade civil, que cobram celeridade e rigor nas investigações e no julgamento.
Por:Blogcastro.com.br
Comentários
Postar um comentário