PROTESTO CONTRA BLOQUEIO DE REDES SOCIAIS NO NEPAL DEIXA PELO MENOS 19 MORTOS



Pelo menos 19 pessoas perderam a vida e cerca de 400 ficaram feridas nesta segunda-feira (8) em Katmandu, capital do Nepal, após a polícia intervir para dispersar um protesto contra o bloqueio de redes sociais e a corrupção no país.


A manifestação aconteceu depois que o Ministério de Comunicação e Tecnologias da Informação do Nepal anunciou, na última quinta-feira, a suspensão de 26 plataformas, incluindo Facebook, YouTube e LinkedIn, por não terem se registrado junto às autoridades locais, conforme previsto na legislação nacional.

O governo havia dado às empresas um prazo de sete dias para completarem o registro, designarem representantes locais e indicarem responsáveis por gerenciar possíveis litígios decorrentes do uso das plataformas. A medida segue uma determinação da Suprema Corte do Nepal emitida em 2023.

De acordo com o porta-voz da polícia, Shekhar Khabal, 17 pessoas morreram em Katmandu e cerca de 400 ficaram feridas, incluindo aproximadamente 100 policiais. Mais duas mortes foram registradas no distrito de Sunsari, na região leste do país, conforme veículos de imprensa locais.

A ONU pediu uma investigação rápida e transparente sobre os acontecimentos. Segundo Ravina Shamdasani, porta-voz do Escritório de Direitos Humanos da ONU, “é fundamental esclarecer os fatos de forma aberta e imediata”.

A situação se agravou quando manifestantes tentaram romper o cordão de segurança e se aproximar do Parlamento. Em resposta, a polícia usou gás lacrimogêneo, jatos d’água, cassetetes e, segundo relatos, munição letal, conforme observações de jornalistas da AFP.

Um dos manifestantes feridos, o estudante Ronish Regmi, de 20 anos, relatou: “Estava jogando pedras quando uma bala me atingiu. Quando recuperei a consciência, estava em uma ambulância”. Ele acrescentou que não se tratava de bala de borracha, mas de uma de metal, que causou a perda parcial de sua mão.

Por outro lado, o porta-voz da polícia afirmou que apenas “gás lacrimogêneo e jatos d’água foram utilizados quando os manifestantes entraram em área proibida”.

Outro estudante, Yujan Rajbhandari, de 24 anos, disse que participou do protesto não apenas para se manifestar contra o bloqueio das redes sociais, mas também contra a corrupção institucionalizada no país. Desde que a restrição entrou em vigor, plataformas como TikTok têm sido inundadas por vídeos criticando o estilo de vida luxuoso dos filhos de políticos nepalenses.


Editor-Robson Castro.

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA FEDERAL APREENDE QUASE R$ 500 MIL E INVESTIGA FRAUDES EM CAXIAS (MA)

ACUSADA DE ENVENENAR OVO DE PÁSCOA QUE MATOU DUAS CRIANÇAS VAI A JÚRI POPULAR EM IMPERATRIZ (MA)

MAIS DE 300 ATENDIMENTOS REALIZADOS EM MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA PROMOVIDO PELA PREFEITURA DE PINHEIRO NO HOSPITAL DR. ANTENOR ABREU

PREFEITO GILSON LIMA E VEREADOR ROGÉRIO LIMA ACOMPANHAM LEVANTAMENTO PARA REVITALIZAÇÃO DO CAIS EM TRÊS FUROS

JUSTIÇA ELEITORAL MANTÉM MANDATO DO VEREADOR WAGNER BARROS DE CAJAPIÓ APÓS DEFESA EXITOSA DO ADVOGADO DR. RUAN SOARES

SENADORA ANA PAULA LOBATO DESTINA MAIS DE R$ 10 MILHÕES PARA A SAÚDE DE PINHEIRO

XAND AVIÃO E MARA PAVANELLY REÚNEM GRANDE PÚBLICO EM FESTA DOS 169 ANOS DE PINHEIRO

EMENDA DA SENADORA ANA PAULA LOBATO GARANTE URBANIZAÇÃO DA (APA) E A CONSTRUÇÃO DE UM (PÍER) NO POVOADO VITÓRIA DOS BRAGAS, EM PINHEIRO-MA

PRESIDENTE SARNEY COMEMORA GRANDE ESTREIA NO COPÃO DA BAIXADA: VITÓRIA POR 3 A 0 SOBRE SANTA HELENA

ATUAÇÃO FIRME DO PROMOTOR IGOR ADRIANO GARANTE CONDENAÇÃO DE RÉU A 25 ANOS POR ATAQUES À PM E LATROCÍNIO EM MARACAÇUMÉ