URGENTE: STJ AFASTA GOVERNADOR DO TOCANTINS EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL
Palmas (TO), 3 de setembro de 2025 — Segundo informações que chegaram ao BlogCastro, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi afastado do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A medida, válida por seis meses, foi tomada após ele ser alvo da Operação Fames-19, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (3).
A investigação apura desvios milionários de recursos destinados ao enfrentamento da covid-19, especialmente em contratos para a compra de cestas básicas e frangos congelados. Segundo a PF, os contratos somaram R$ 97 milhões, com prejuízo estimado de R$ 71 milhões aos cofres públicos. Parte dos valores teria sido usada para lavagem de dinheiro, incluindo a construção de empreendimentos de luxo, aquisição de gado e despesas pessoais.
Mais de 200 policiais federais cumprem 51 mandados de busca e apreensão em endereços no tocantins, maranhão, distrito federal e paraíba. As diligências atingiram políticos, empresários e servidores públicos ligados ao suposto esquema.
Com o afastamento, o vice-governador Laurez Moreira (PDT) assume interinamente o comando do Estado. A decisão abalou o cenário político tocantinense e repercutiu em Brasília, já que parte dos recursos desviados era proveniente de emendas parlamentares federais.
O caso é tratado como um dos maiores escândalos envolvendo verbas da pandemia no brasil.
Redação do blogcastro.